STCP,SA: PROPOSTA PARA UM NOVO ACORDO DE EMPRESA
No dia 4 de Janeiro, foi enviado pelo Conselho de Administração da STCP,SA a todas as Organizações Representativas dos Trabalhadores (ORT's), um documento que continha um conjunto de rubricas com algumas condições temporárias destinadas para motoristas e guarda-freios e que, seriam válidas até ao final do presente ano (31/12/2017).
A pretensão da Empresa, seria que as ORTs o patrocinassem de forma ao mesmo ser colocado à disposição dos trabalhadores para uma possível adesão individual. No entanto, e no final de cada trimestre, o trabalhador poderia desistir dessas condições, voltando a usufruir unicamente das condições do AE a que se encontrava adstrito na altura de adesão voluntária.
Por questões de principio, o STTAMP não deu anuência a este documento, pois julgamos que a sua forma e aplicação no tempo contrariam regras básicas definidas nos nossos estatutos, dado que, sempre privilegiaremos a proposição e a negociação coletiva, consubstanciadas em Acordos de Empresa.
Contudo, pela análise cuidada que fizemos ao documento, este continha elementos que vão de encontro às pretensões desta organização sindical e por isso, mostramos disponibilidade para aprofundar e discutir essas matérias nesse âmbito para que venham a ser transportadas para a formulação de um novo AE, que pode muito bem servir todos os trabalhadores.
O aviso divulgado hoje, 27 de Janeiro, a todos os trabalhadores da empresa pelo Conselho de Administração, será devidamente analisado e a nossa decisão será comunicada ao CA e aos trabalhadores em tempo útil.
Informamos que recentemente renovamos o acordo de formação do CAM com a Empresa, o que permite desta forma aos Motoristas interessados, renovarem o seu Certificado de Aptidão de Motorista internamente.
Obrigado a todos aqueles que em nós confiam,
A Direção